quarta-feira, 25 de setembro de 2013

olhando as lindas postagens cadeira-jardim, borboletas... pensei na cor do musgo e sombras (os musgos crescem na sombra) e encontrei esta artista plástica que grafita com musgo... 

http://www.ciclovivo.com.br/noticia/artista_britanica_utiliza_musgos_para_fazer_grafite

MEL NO ESCURO?


Papel florescente, ou como um postal pode dar rúcula | P3






OLHA QUE LEGAL!
SE TIVÉSSEMOS DINHEIRO,
NOSSO PROGRAMA OU CONVITE PODERIA SER NESTE PAPEL,
PARA BROTAR DELE QUALQUER COISA...


PAPEL QUE NASCE

geladeiras


CONCURSO DE GELADEIRAS...


ESCOLHENDO UMA



A DA MEL






geladeira de paulo henrique

quarta-feira, 18 de setembro de 2013

5 coisas de borboletas



Para onde vão as borboletas quando chove?
As Borboletas vão se esconder debaixo das folhas e de materiais vegetais ou encontrar fendas pequenas para espremer, como sob cascas de árvores e fendas de rochas.

Quais são os alimentos das Borboletas?
Muitas Borboletas bebem o néctar das flores,mas muitas Borboletas também se alimentam de pólen, frutas podres, esterco dos animais e a seiva das árvores.

Como as Borboletas se comunicam?
As Borboletas se comunicam principalmente por meio de sinais químicos. Algumas espécies se comunicam através do uso do som.

Quanto tempo vivem as Borboletas?
Depende da espécie, muitas Borboletas vivem apenas algumas semanas, mas algumas Borboletas migratórias podem viver muitos meses. As Borboletas Monarcas podem viver cerca de 10 meses.

Como é a hibernação das Borboletas?
As Borboletas são de sangue frio e não podem suportar as condições do inverno em estado ativo. As Borboletas podem sobreviver no tempo frio hibernando em locais protegidos.


Texto por:
www.borboleta.org

segunda-feira, 16 de setembro de 2013

mais uma tabela sobre o tempo de decomposição


Tabela com o tempo que um material leva para se decompor.


MaterialTempo de Degradação
AçoMais de 100 anos
Alumínio200 a 500 anos
Cerâmicaindeterminado
Chichetes5 anos
Corda de nylon30 anos
Embalagens Longa Vidaaté 100 anos (alumínio)
Esponjasindeterminado
Filtros de cigarros5 anos
Isoporindeterminado
Louçasindeterminado
Luvas de borrachaindeterminado
Metais (componentes de equipamentos)cerca de 450 anos
Papel e papelãocerca de 6 meses
Plásticos (embalagens, equipamentos)até 450 anos
Pneusindeterminado
Sacos e sacolas plásticasmais de 100 anos
Vidrosindeterminado
fonte - http://ambientes.ambientebrasil.com.br/


tempo de decomposição

T E M P O    D E    D E C O M P O S I Ç Ã O

Outros materiais:

Latas de conserva: 100 anos
Madeira pintada: 13 anos
Pano: de 6 meses a 1 ano
Fralda descartável: 600 anos
Linha de Nylon (de pesca): 650 anos

3 meses:

A lignina, substância que dá rigidez às células vegetais, é um dos componentes mais importantes do papel. Ela não se decompõe facilmente, pois suas moléculas são maiores do que as bactérias que as destroem. Num lugar úmido, o papel leva três meses para sumir e ainda mais do que isso em local seco. Além disso, um papel absorvente dura vários meses. Jornais podem permanecer intactos por décadas.

6 meses:

A deterioração de um fósforo de madeira começa com a invasão da lignina (seu principal ingrediente) por hordas de fungos e insetos xilófagos, os que comem madeira. O processo é lento e, em um ambiente úmido, um fósforo não se destrói até que se passe cerca de seis meses.

6 a 12 meses:

Os microorganismos, insetos e outros seres invertebrados geralmente transformam a matéria orgânica de forma eficaz. No entanto, o miolo de uma maçã, que se decompõe em uns seis meses em clima quente, pode conservar-se por um ano num lugar mais ameno. Isso porque o orvalho (e a neve nos países frios) dificulta a proliferação dos micróbios e diminui sua capacidade devoradora.

1 a 2 anos:

Um cigarro pode demorar de um a dois anos para se decompor, tempo em que as bactérias e fungos digerem o acetato de celulose existente no filtro. Jogar um cigarro sem filtro no campo é nocivo, uma vez que o tabaco e a celulose levam quatro meses para sumir. Contudo, se jogado no asfalto, o tempo de vida da bituca é ainda maior.

5 anos:

Um chiclete jogado no chão começa a ser destruído pela luz e pelo oxigênio do ar, que o fazem perder a elasticidade e a viscosidade. Como a goma contém resinas naturais e artificiais, além de açúcar e outros ingredientes, o processo pode durar até cinco anos. A pulverização do chiclete é mais rápida se ele grudar no sapato de algum distraído.

10 anos:

Os metais, em princípio, não são biodegradáveis. Uma lata de aço se desintegra em uns dez anos, convertendo-se em óxido de ferro. Em dois verões chuvosos, o oxigênio da água começa a oxidar as latas feitas de aço recoberto de estanho e verniz. Já uma lata de alumínio não se corrói nunca. E boa parte dos refrigerantes é vendida em latas de alumínio.

mais de 100 anos:

As boas qualidades do plástico é sua durabilidade e resistência à umidade e aos produtos químicos que impedem sua decomposição. Como esse material existe há apenas um século, não é possível determinar seu grau de biodegradação, mas estima-se que uma garrafa de plástico demoraria centenas de anos para desaparecer.

4000 anos:

O vidro não se biodegradará jamais. Sua resistência é tamanha, que arqueólogos encontraram utensílios de vidro do ano de 2000 a.C. Por ser composto de areia, sódio, cal e vários aditivos, os microorganismos não conseguem comê-lo. Um recipiente de vidro demoraria 4.000 anos para se desintegrar pela erosão e ação de agentes químicos.

sábado, 14 de setembro de 2013

http://www.youtube.com/watch?v=L2NztLXOmB4

O Mundo de Valentina

Aqui vai o link da série documental "O Mundo de Valentina". Acho que foi produzido pelo Fantástico há alguns anos.
Com a ajuda de cientistas e com estranhas experiências, o casal Gabriel Moojen e Francielle Zanon tenta imaginar como estará o mundo quando a sua filha Valentina, que acaba de nascer, tiver 36 anos, a idade do pai.

http://www.youtube.com/watch?v=L2NztLXOmB4